Quem sou eu

Minha foto
eu sou aquele que não sou mas que sou ao mesmo tempo, que voa mas que anda quando voa, sou finito no infinito, sou a vida na morte e sou o tudo e o nada eu sou aquilo que vc ama mas que odeia eu sou um ser humano.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Não se pode botar vinho novo em odres velhos.(Mateus 9,17)

Quero fazer uma reflexão pessoal de algo que me inquieta muito da igreja da faço parte a Igreja Católica Apostólica Romana. ( ICAR.)
Imagino eu que muita gente não vai gostar contudo vou me manifestar.
Tenho ressalvas em algumas coisas na Icar, mas o modo como se exerce a autoridade dentro da igreja me afeta por demais, pois é uma autoridade que não sabe dialogar, e nunca soube na verdade, a história esta cheia de exemplos Martinho Lutero é um, o filosofo Giordano Bruno queimado na fogueira é outro, Galileu Galilei teve que se retratar para não morrer e tantos outros, contudo não posso generalizar nem todas, as autoridades são assim é claro,existem uns poucos que se salvam, porém a grande maioria o é.
O modo como é organizada a estrutura da igreja não poderá produzir leigos adultos na fé, as autoridades precisam entender que os tempos mudaram, que os cristãos de hoje querem participar de modo efetivo da vida da igreja na busca da construção do reino de Deus, não somos mais o publico dos anos 70 na sua grande maioria analfabetos que não tinham condições de ler a bíblia e interpreta-la, até mesmo por falta de manuseio por causa que somente a pouco tempo tinha se liberado a bíblia para o manuseio do povo, que aconteceu somente em 65 no vaticano ll, antes disso ficava na mão dos sacerdotes que fizeram muitas coisa com ela, mas o que menos fizeram e que ela fosse fosse fiel ao evangelho de cristo.
Mas hoje quase todo mundo ler, tem informações, na igreja tem leigos teólogos, pedagogos, Filósofos, geógrafos, Jornalistas e tantos outros que doam seu tempo, participa de formação litúrgica, bíblica, catequética, mistagógica da vida igreja para que na horas das decisões importantes sermos tratados como se fossemos cristãos de segunda categoria, porque não temos sacramentos da ordem, muitos em vez de dialogar ainda falam quem ta falando é o padre! quem ta falando é o bispo, ora por acaso este sacramento da ordem é mais importantes que os outros que recebemos? os deixaram mais iluminados que os outros cristãos? por acaso não somos pelo batismo todos sacerdotes, profetas e reis? ou isso na verdade não vale?
Nós somos o vinho novo queremos de fato participar da vida da igreja para que ela exerça sua finalidade e essência que a evangelização, para isso tem que revestir seus odres, porque com velhas praticas esta se perdendo o vinho, muita gente saindo indo pra outras igrejas e o odre se perdendo entrando na disputa do mercado das religiões.
Sem mudar o autoritarismo e velhas praticas tudo vai se perder. precisamos de mais diálogos, as autoridades precisam cuidar com mais respeito os leigos melhorar as estruturas para formar cristãos autênticos e adultos na fé, onde, a vivencia cristã seja mais importante, onde as pessoas saibam que a igreja não é um super mercado da fé que conforme meu estado de espirito eu vou na pratilheira e pego a solução para aquele momento, porque é isso muitas paroquias estão fazendo para não perder o status ko, mas essas praticas estão nos levando para longe de nossa essência e do evangelho de Cristo, e para tentar competir no mercado das religiões infantilizando os cristãos,e exercendo a autoridade a ferro e fogo.
E tudo que peço é mais dialogo e respeito as historias das pessoas, e que cuidemos da essência da Igreja que a razão do seu existir que é a evangelização e já ser aqui, sinal visível do Reino de Deus.
somos vinho novo esses odres estão prontos para nos receber?
Josias Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário